Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) devem ser enviados até dia 29

Fonte: Federação Goiana de Municípios O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) é a principal fonte de informações do setor e se constitui como critério de habilitação para acesso […]

Fonte: Federação Goiana de Municípios

O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) é a principal fonte de informações do setor e se constitui como critério de habilitação para acesso aos recursos.

Um município somente poderá acessar recursos do governo federal para infraestrutura de abastecimento de água e de esgotamento sanitário se pelo menos um prestador de serviços tiver respondido ao programa de coleta de informações sobre água e esgotos. Se o município apresenta resposta apenas para abastecimento de água, esse município estará adimplente com o componente água. Se respondeu apenas com informações de esgotos sanitários, estará adimplente somente com esgotos.

Visto da necessidade dos gestores municipais ficarem atentos, a FGM destaca sobre a importância das prefeituras e prestadores de serviços enviarem até o dia 29/05, os dados sobre os serviços de Resíduos Sólidos e Água e Esgoto, ano base 2014.

Os dados repassados ao SNIS possibilitam a identificação de tendências em relação a custos, receitas, padrões, elaboração de estratégias de intervenção, dentre outros. Além disso, os dados permitem fornecer indicadores em perspectiva histórica que esclarecem a realidade da prestação dos serviços de saneamento à sociedade.

A FGM alerta para que os gestores municipais não percam o prazo de envio dos dados, por que através dessas informações pode-se identificar e esclarecer dúvidas e problemas relacionados ao saneamento básico além de auxiliar na elaboração dos planos municipais.

Sistema online
A coleta de dados do SNIS é um sistema online, o qual abriga dados de água e esgoto e de Resíduos Sólidos municipais e tem o objetivo de elaborar anualmente o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos e o Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos.

O SNIS dispõe, ainda, de um aplicativo com o acervo histórico com dados desde 2002 para realização de consultas interativas sobre as informações e os indicadores publicados.

Para facilitar, as prefeituras podem acessar o manual de preenchimento aqui.

O acesso ao programa é feito pelo site www.snis.gov.br.

Dúvidas
Telefone: (61) 2108-1411/ 1402