Suporte é base para projetos regionais

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, 09/05/15 | REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA.  O Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba criado hoje por decreto do governador Geraldo Alckmin tem a […]

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, 09/05/15 | REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA.

O Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba criado hoje por decreto do governador Geraldo Alckmin tem a função de dar suporte financeiro às ações conjuntas e de interesse em comum entre o Estado e os municípios da RMS. “Ele é necessário para receber os recursos financeiros do Estado e das Prefeituras para os projetos de alcance regional”, declarou o prefeito Pannunzio. Mas apesar de instituído hoje, o início da movimentação e utilização de recursos dependerá da formação da AGEM Sorocaba.

A AGEM Sorocaba, cuja aprovação na Alesp é prevista para acontecer ainda neste mês pela deputada estadual Maria Lúcia Amary, funciona semelhante a um escritório para integrar a organização, o planejamento e a execução das funções de interesse comum da RMS. Ela estabelecerá objetivos, metas e fiscalização das execuções, além de arrecadar receitas próprias ou que sejam transferidas, inclusive multas e tarifas relativas a serviços prestados. Será uma autarquia com sede em Sorocaba, vinculada à Casa Civil do Governo do Estado.
As propostas nas áreas de segurança e de transporte para a região de Sorocaba são consideradas prioritárias, de acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMS e prefeito Antonio Carlos Pannunzio, conforme reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul, na edição do último dia 26. Segundo ele, o projeto de integração do transporte intermunicipal é o que mais avançou nas discussões entre os municípios.
Quanto à segurança nos municípios que fazem parte da RMS, Pannunzio informou que tem feito reuniões constantes com secretários do Estado de São Paulo. Já sobre as questões relacionadas à saúde, ele espera que o projeto do novo Hospital Regional de Sorocaba atenda aos munícipes de toda a região.26 municípios

As 26 cidades que fazem parte da RMS são: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim. (Leandro Nogueira)

Notícia publicada na edição de 09/05/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A – o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.