Confederação solicita prorrogação do prazo do Cadastro Ambiental Rural

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios No dia 5 de maio termina o prazo para que os proprietários de imóveis rurais façam a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Porém, apesar […]

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

No dia 5 de maio termina o prazo para que os proprietários de imóveis rurais façam a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Porém, apesar da proximidade da data, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima que mais de três milhões de propriedades ainda faltam ser cadastradas.

Tendo em vista que inúmeros Municípios poderão ser prejudicados com a falta do cadastro, a entidade enviou nesta quinta-feira, 30 de abril, um ofício ao Ministério do Meio Ambiente solicitando a prorrogação do prazo.

A inscrição dos imóveis no CAR está definida no novo Código Florestal, por meio da Lei 12.651/2012. Sem a inscrição no CAR, os proprietários de imóveis rurais podem ficar impedidos de acessar crédito rural.

Na visão da entidade, a agricultura é uma atividade econômica de extrema relevância para os Municípios. Em 2014, o valor bruto da produção agropecuária chegou a R$ 463,8 bilhões. Contudo, esse montante sofrerá impacto negativo, caso os agricultores fiquem impedidos de acessar os recursos do Plano Safra 2014/2015. São R$ 180 bilhões que deixam de entrar nas contas municipais. Esses dados reforçam a necessidade de prorrogação do prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural.

Confira aqui o ofício enviado pela CNM

Tags: , , ,